Notícia sobre a nossa escola no Jornal Açoriano Oriental

{fshare}

*clique sobre a imagem para aumentar

Romaria da E.B. 1 / J.I. Dom Paulo José Tavares

{fshare}

No dia 18 de março, a comunidade escolar da E.B. 1 / J. I. Dom Paulo José Tavares, saiu em Romaria pelas ruas de Rabo de Peixe em direção ao Convento das Clarissas, nas Calhetas. 

Nesta manhã mais de quatrocentos "romeiros" viveram esta experiência com devoção, fé e alegria, num dia que se revelou maravilhoso. 

 *Clique na imagem para aumentar

{gallery}stories/anoletivo20152016/dpjt/romaria,width=115,height=100,gap_v=20,gap_h=25,ratio=0,{/gallery} 

Dia Dom Paulo

{fshare}

No dia 25 de janeiro de 2016, a E.B.1/J.I. D. Paulo José Tavares celebrou o “Dia Dom Paulo”. Esta foi a primeira vez que festejamos um Dia dedicado inteiramente à nossa “pequena comunidade educativa”.

E porquê o dia 25 de janeiro?

Porque este é o dia do nascimento do Bispo D. Paulo José Tavares, nascido em Rabo de Peixe, patrono da nossa escola... Se fosse vivo estaríamos a celebrar o seu 96.º aniversário!

Para celebrar esta data, o corpo docente lançou dois concursos para todos os alunos da escola: o concurso da Letra do Hino “Escola Dom Paulo” e o concurso do Logótipo “Escola Dom Paulo”. 

Apesar de termos reunido trabalhos fantásticos tivemos que fazer uma seleção e chegar aos melhores trabalhos, aqueles que representavam melhor a ideia da Escola Dom Paulo e que cumpriam algumas regras da execução dos trabalhos. E os vencedores foram:

Letra do Hino

Francisco Amaral (3.ºK)

Lucas Cabral (3.ºI)

Mafalda Cabral (4.ºM)

Samuel Cabral (3.ºI)

Desenho do Logótipo

Diogo Oliveira (4.ºO)

No Dia Dom Paulo, às 11h00, os alunos e restante comunidade educativa tiveram oportunidade de ver a Exposição “A nossa escola” que contava com trabalhos realizados, por cada turma, sobre a Escola Dom Paulo bem como painéis de fotografias de vários momentos do dia-a-dia das crianças, dos professores e dos assistentes operacionais.

Pelas 11h30, todos se dirigiram ao Ginásio da escola onde encontraram a sala preparada para assistirem a uma atuação do Coro da Escola, um vídeo surpresa, entrega de prémios aos vencedores e à presença de convidados especiais. Foram eles: 

                    - Jaime Vieira (Presidente da Junta de Freguesia de RP);

                    - Sofia Alexandre (Presidente da Assembleia da EBIRP);

                    - Paula Teodoro (Conselho Executivo da EBIRP);

                    - Padre José Cláudio (Paróquia);

                    - Zaida, Manuela e Vicente (equipa do Júri);

                    - Rita Resende (Escola de Música de RP e Maestrina do Coro); 

                    - Rita Andrade (Autora da Música do Hino);

                    - Alguns representantes de pais da nossa escola.

O nosso Muito Obrigado pela presença de todos. Muitas destas pessoas, ao longo dos anos, têm proporcionado momentos de encontro e convívio entre a escola, alunos, professores, assistentes operacionais, pais e outras entidades. Um agradecimento especial ao Conselho Executivo. Todos os pais e encarregados de educação dos nossos alunos estão convidados a passar pela exposição dos trabalhos dos seus filhos e aprender um pouco mais com as vivências da nossa escola e a cantarolar o hino lá por casa, pois todas as crianças já o sabem de cor (=do coração). 

 

A todos um Bem-Hajam!

*Clique na imagem para aumentar

{gallery}stories/anoletivo20152016/dpjt/diadompaulo,width=115,height=100,gap_v=20,gap_h=25,ratio=0,{/gallery} 

Páscoa Feliz

{fshare}

Informação

A Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe abrange todos os estabelecimentos de ensino de educação pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino oficial e de educação especial, da área geográfica coincidente com as freguesias de Pico da Pedra, Calhetas e Rabo de Peixe