Pré A da EB1_JI Dom Paulo José Tavares participa nas Oficinas de Filosofia e Infâncias na Universidade dos Açores
D. Paulo José Tavares nasceu no dia 25 de janeiro de 1920 em Rabo de Peixe. Iniciou os seus estudos aos 7 anos e com apenas 11 anos foi estudar para o seminário episcopal de Angra do Heroísmo. O seu percurso eclesiástico foi excecional, tendo sido nomeado bispo de Macau pelo Papa João XXIII, em 24 de agosto de 1961. Enquanto bispo, teve uma vida muito ativa: reorganizou as paróquias da diocese de Macau; criou o Conselho das Escolas Católicas; introduziu na diocese os cursos de cristandade, o Movimento para um Mundo Melhor e o Movimento dos Focolares; criou e ampliou dispensários, infantários e escolas; organizou uma escola de férias e uma feira anual, cuja receita era utilizada no ensino dos mais pobres e para os asilos; construiu uma casa de retiros para os sacerdotes e religiosos e um auditório diocesano; ampliou as igrejas de Nossa Senhora de Fátima e de Nossa Senhora das Dores, na Leprosaria Ka Ho.
Por ter a honra de ter visto nascer um Bispo na sua terra, a freguesia de Rabo de Peixe dedicou o seu nome à Escola Número 2, passando esta a designar-se E.B.1/J.I. D. Paulo José Tavares, no dia 12 de junho de 1995. Foi ainda atribuído o topónimo de Avenida D. Paulo José Tavares e o foi exposto o seu busto no Largo de S. Sebastião.
Ao longo do mês de janeiro as crianças da nossa escola homenagearam o seu patrono através das artes plásticas. Ouviram-se histórias e recordaram-se momentos da sua vida por forma a não se perder ao longo das gerações.
Seguindo a inspiração da vida do nosso patrono, continuamos a missão da escola.