Previous Next

Os perigos e oportunidades da internet – Do mundo virtual ao mundo real!

No passado dia 17 de maio, a EB1/JI Professor António Augusto da Mota Frazão, juntamente com o professor José Freire, embaixador da SeguraNet na nossa região, realizou uma ação de sensibilização “Os perigos e oportunidades da internet – Do mundo virtual ao mundo real!”, para pais e encarregados de educação, no sentido de reforçar uma cidadania digital mais segura.

Esta ação surgiu no âmbito do Plano Anual de Atividades da nossa escola, no qual damos especial atenção ao Mês da Família, realizando, juntamente com pais e outros familiares, atividades que promovem a aproximação da família à escola, abrindo as portas das nossas salas para o convívio promotor de aprendizagens significativas.

Um dos problemas atuais mais comuns para as crianças e jovens em idade escolar é a falta de preparação para as ciber- ameaças que resultam da exposição excessiva quer através dos telemóveis, como também dos computadores, situação esta que se veio a agravar com a pandemia.

A ação permitiu aos presentes refletir sobre alguns dos riscos desta exposição, bem como sobre algumas ações preventivas que os pais / encarregados de educação devem ter em conta. Os pais têm de desenvolver alguns mecanismos de control em relação ao que os filhos fazem na internet, acompanhando-os nas redes sociais, ver o que postam, chamar à atenção para que tudo o que colocam na internet nunca mais desaparece, deixando uma pegada digital que nunca mais desaparece, podendo vir a ter consequências a nível futuro, nomeadamente a nível profissional.


Imprimir   Email

Artigos Relacionados