Projeto Cultural de Escola

 

PLANO NACIONAL DAS ARTES

O PNA nasce de um protocolo entre o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação e tem como “Missão” promover “a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes e do património na vida dos cidadãos: para todos e com cada um”.

Trabalha em estreita ligação com o Plano Nacional de Leitura, Plano Nacional de Cinema, Programa de Educação Estética e Artística, Programa Rede de Bibliotecas Escolares, Rede Portuguesa de Museus e Arquivo Nacional de Som e em parceria com os diferentes agentes culturais, artistas, comunidade educativa, instituições culturais, organismos governamentais, autarquias, fundações, instituições de ensino superior, meios de comunicação social, associações e coletividades e outros parceiros públicos e privados.

Compõem a Comissão Executiva e Equipa Técnica: Paulo Pires do Vale – Comissário, Sara Barriga Brighenti – Subcomissária, Nuno Pólvora – Subcomissário, Maria Amélia Fernandes e Maria Emanuel Albergaria.

 

BREVE ENQUADRAMENTO DO PROJETO
“DE FENAIS A FENAIS - CULTURA MATRIZ DO DESENVOLVIMENTO LOCAL”
MUSEU CARLOS MACHADO

O projeto De Fenais a Fenais traduz a vontade do Museu Carlos Machado (MCM), enquanto museu de território, de encorajar uma relação próxima entre o Património e as várias pessoas que fazem um território, privilegiando para o efeito que a mesma se realize pelas artes, principalmente quando o público for jovem.

Tem como campo de ação quatro freguesias da costa norte da ilha de São Miguel (Fenais da Luz, Rabo de Peixe, Maia e Fenais da Ajuda) num projeto que assume o Património e as Artes como matriz do desenvolvimento local. Por um lado, incentiva o estudo e divulgação do património local único de cada freguesia, por outro reconhece o papel da atividade e da inovação no despoletar de novos caminhos que tenham em simultâneo significado cultural, valor económico, alcance ambiental e impacto social na melhoria das condições de bem-estar global das populações e na criação de uma competitividade territorial que promova a coesão social.

 

O QUE MOTIVOU A
ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE RABO DE PEIXE
A ADERIR AO PNA

• Definir parcerias entre a escola e as estruturas locais, culturais e outras.

• Ampliar uma experiência cultural já existente com desejo de maior visibilidade dos projetos existentes.

• O desejo da escola ser um polo gerador e potenciador da cultura e da arte na comunidade em que se insere.

• Estimular o desenvolvimento de atividades culturais.

• Aumentar o gosto de estar na escola.

• Reinventar as aprendizagens a partir do processo criativo.

• O desejo de ter uma escola humanista, inclusiva, multicultural, podendo assumir-se como emergente para a educação para a cidadania.

• Implementar e valorizar a articulação entre diferentes áreas do saber.

 

QUAIS OS CONTRIBUTOS DO PNA / PROJETO “DE FENAIS A FENAIS”
PARA A ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE RABO DE PEIXE

• Promover uma experiência de vivência cultural e de transformação cultural.

• Ajudar a articular as diferentes áreas do saber.

• Valorizar e dar visibilidade aos projetos da escola.

• Poder ser catalisador de parcerias entre a escola e as estruturas locais.

• Permitir a possibilidade da figura da «Artista Residente».  

 

Consulte o Projeto aqui - Projeto Cultural de Escola EBIRP 01-2021.pdf 


Imprimir   Email

Artigos Relacionados