Diário de bordo 31 de maio de 2021 - Encontro às Quartas 6ºD, 7ºA e 8ºA

{fshare}

Diário de bordo 31 de maio de 2021 - Encontros às Segundas 6°D, 7°A e 8°A

Projeto Cultural de Escola - Plano Nacional das Artes,
enquadramento no 
Projeto "Fenais a Fenais: Cultura Matriz do Desenvolvimento Local"

 

O diário de bordo desta semana retrata este projeto denominado carinhosamente "De Grande Aventura".

Em cada Encontro às Quartas/ Encontro às Segundas promovemos a formação dos afetos, pois mesmo à distância criou-se muita empatia, carinho e cumplicidade.

No corrente ano letivo trabalhamos "O Mar e o seu Património Natural e Cultural na Valorização da Comunidade de Rabo de Peixe''.

Com este projeto temos educado para a Cidadania para a Transformação Social, para o Bem-estar coletivo através de uma dimensão artística e patrimonial. Fomos a única Escola do país que trabalhou no Ensino à Distância há mais tempo, há sete meses. O que condicionou algumas atividades que estavam previstas, assim como, alguns objetivos delineados. Apesar da situação pandémica não baixamos os braços e adaptamo-nos à nova realidade, com a Nau "TEAMS".

A rota foi projetada na linha do gerúndio: foi-se fazendo, foi-se construindo, foi-se traçando, foi-se reinventando.

Os alunos desenvolveram a Percepção, a Imaginação e a Criatividade, aproveitando a realidade envolvente.

Valorizou-se a Autonomia, desenvolveu-se a capacidade para assumir desafios que lhes deram prazer de aprender, de interpretar e intervir.

Desviou-lhes o olhar e ensinou-lhes múltiplas linguagens.

Mostrou-lhes que as Artes, o Património e a Cultura não são Extracurriculares, mas sim devem ser vistos como Curriculares.

Um dos objetivos que definimos tendo em conta a realidade pandémica, foi contactar ao máximo com a Cultura e o Património de Rabo de Peixe e dos Açores, valorizando cada Quilómetro quadrado.

Cada Encontro foi uma viagem extraordinária de narrativas, imagens e de objetos que irão permanecer na história deste Projeto Cultural de Escola - Plano Nacional das Artes, enquadramento no Projeto "Fenais a Fenais: Cultura Matriz do Desenvolvimento Local".

No mês de dezembro será feita uma Exposição no Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, com todos os trabalhos realizados.

Até lá fica aqui o registo em imagens da "Nossa Grande Aventura".

Beijinhos docinhos recheados com muito carinho e um abracinho apertadinho com muita luz.

 

 


Imprimir   Email

Artigos Relacionados