Era uma vez um Barco ...
- Details
- Published on Sunday, 27 June 2021 13:01
{fshare}
No âmbito do Projeto Cultural de Escola - Plano Nacional das Artes, enquadramento no Projeto "Fenais a Fenais: Cultura Matriz do Desenvolvimento Local", a turma do 7º A, na disciplina de Português, com a orientação dos Professores Octávio Gil e Zélia Gil, escreveram uma história "Era uma vez um Barco...", tendo em conta um desafio de escrita criativa lançado pela Margarida Andrade, do Serviço Educativo do Museu Carlos Machado.
A voz e edição de vídeo são da responsabilidade de Sónia Franco. (Neste vídeo foram expostos alguns dos trabalhos realizados, pelos alunos do 6º(C e D), 7º A e 8º (A,B, C, D e E) construção/desenho de um barco de boca aberta, criação de cartões - postais com a palavra Mar, com orientação das Professoras Maura Barreto e Sónia Miranda. Algumas fotografias foram cedidas pelo Marco Costa, pelo Vladimiro Ferreira, pela Junta de Freguesia de Rabo de Peixe, pela Sónia Franco, pelos alunos que estão inseridos neste Projeto , pelo Octávio Gil e pela Zélia Gil. Algumas imagens foram retiradas da Internet.
O Mar e o seu Património Natural e Cultural na Valorização da Comunidade de Rabo de Peixe
- Details
- Published on Wednesday, 16 June 2021 09:31
{fshare}
No âmbito do Projeto Cultural de Escola - Plano Nacional das Artes, enquadramento no Projeto "Fenais a Fenais: Cultura Matriz do Desenvolvimento Local", a turma do 6º D, na disciplina de Desenvolvimento Pessoal e Social/Expressão Dramática, com orientação da Professora Sónia Franco, realizou um vídeo tendo em conta o tema central deste ano letivo "O Mar e o seu Património Natural e Cultural na Valorização da Comunidade de Rabo de Peixe".
Diário de bordo 31 de maio de 2021 - Encontro às Quartas 6ºD, 7ºA e 8ºA
- Details
- Published on Sunday, 30 May 2021 09:00
{fshare}
Diário de bordo 31 de maio de 2021 - Encontros às Segundas 6°D, 7°A e 8°A
Projeto Cultural de Escola - Plano Nacional das Artes,
enquadramento no Projeto "Fenais a Fenais: Cultura Matriz do Desenvolvimento Local"
O diário de bordo desta semana retrata este projeto denominado carinhosamente "De Grande Aventura".
Em cada Encontro às Quartas/ Encontro às Segundas promovemos a formação dos afetos, pois mesmo à distância criou-se muita empatia, carinho e cumplicidade.
No corrente ano letivo trabalhamos "O Mar e o seu Património Natural e Cultural na Valorização da Comunidade de Rabo de Peixe''.
Com este projeto temos educado para a Cidadania para a Transformação Social, para o Bem-estar coletivo através de uma dimensão artística e patrimonial. Fomos a única Escola do país que trabalhou no Ensino à Distância há mais tempo, há sete meses. O que condicionou algumas atividades que estavam previstas, assim como, alguns objetivos delineados. Apesar da situação pandémica não baixamos os braços e adaptamo-nos à nova realidade, com a Nau "TEAMS".
A rota foi projetada na linha do gerúndio: foi-se fazendo, foi-se construindo, foi-se traçando, foi-se reinventando.
Os alunos desenvolveram a Percepção, a Imaginação e a Criatividade, aproveitando a realidade envolvente.
Valorizou-se a Autonomia, desenvolveu-se a capacidade para assumir desafios que lhes deram prazer de aprender, de interpretar e intervir.
Desviou-lhes o olhar e ensinou-lhes múltiplas linguagens.
Mostrou-lhes que as Artes, o Património e a Cultura não são Extracurriculares, mas sim devem ser vistos como Curriculares.
Um dos objetivos que definimos tendo em conta a realidade pandémica, foi contactar ao máximo com a Cultura e o Património de Rabo de Peixe e dos Açores, valorizando cada Quilómetro quadrado.
Cada Encontro foi uma viagem extraordinária de narrativas, imagens e de objetos que irão permanecer na história deste Projeto Cultural de Escola - Plano Nacional das Artes, enquadramento no Projeto "Fenais a Fenais: Cultura Matriz do Desenvolvimento Local".
No mês de dezembro será feita uma Exposição no Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, com todos os trabalhos realizados.
Até lá fica aqui o registo em imagens da "Nossa Grande Aventura".
Beijinhos docinhos recheados com muito carinho e um abracinho apertadinho com muita luz.

