Pintarolas Aventureiro - Atividades do Departamento da Educação Pré-escolar
O autorretrato do Pintarolas.
- Detalhes
- Publicado em 13-02-2021
O nosso amigo Pintarolas Aventureiro, cansado de estar sozinho, tomou uma decisão muito importante, visitar todas as crianças nas suas casas!
Mas essa decisão trouxe-lhe um problema. Devido ao coronavírus, não podia andar pelas ruas.
A visita não poderia ser presencial, bater à porta e entrar...
Então o Pintarolas pensou, pensou e conseguiu encontrar uma solução! Decidiu gravar um vídeo para dizer olá a todas as crianças e lançou-lhes um desafio, fazer o autorretrato do Pintarolas.
Como será que as crianças e os seus pais veem o Pintarolas Aventureiro? As famílias lançaram mãos à obra e vejam como o Pintarolas é visto pelas nossas crianças!
O Pintarolas está muito feliz pelo esforço, empenho e dedicação que todas as crianças e famílias estão a ter no E@D (Ensino à Distância).
Bem hajam a todos pelo trabalho desenvolvido em casa!
Vamos continuar em casa, protegidos, para voltarmos à escola o quanto antes e conhecermos o Pintarolas pessoalmente.
Fiquem em casa!
Cuidem-se!
Fiquem bem!
Olá amiguinhos!
- Detalhes
- Publicado em 02-02-2021
Olá amiguinhos!
Hoje, o Pintarolas Aventureiro está muito feliz por partilhar a primeira atividade realizada pelo grupo de crianças da Educação Pré-Escolar da EB1/JI Professor António Augusto Mota Frazão.
As crianças, com a ajuda das suas Educadoras, criaram um cenário que tivesse como pano de fundo o mar e tudo o que nele se pode encontrar. Seguindo as ideias das crianças idealizou-se um peixe, a quem após consenso, deram o nome de Pintarolas. Delinearam um ser marinho que fosse diferente e se destacasse do restante cardume. Assim, o fundo mar foi realizado com bolas de sabão e estampagem de folhas secas e os restantes peixinhos com cartão, tinta e olhos móveis. Confecionou-se a mascote com alguns materiais reutilizáveis, tais como: rolhas, cartão, placa de espuma, tinta, arame e olhos móveis e para o balão volumétrico deste peixinho cientista foi usado cartão e uma palhinha. As crianças participaram em todo este processo com muito entusiasmo, animação e criatividade. No final apreciaram o excelente resultado de todo o seu trabalho e esforço.
Aguardem por mais novidades, pois o Pintarolas Aventureiro vai continuar a partilhar os vossos maravilhosos trabalhos.
Fiquem Bem
Fiquem em Casa
* Clique na imagem para aumentar
O Pintarolas Aventureiro
- Detalhes
- Publicado em 14-01-2021
Olá amiguinhos,
Eu sou o Pintarolas Aventureiro, nasci de um projeto pensado pelo Departamento de Educação Pré-Escolar da Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe.
Aprender é tão divertido, aceitas aprender comigo?
Então, vou contar-te uma verdadeira história de amor!
“Era uma vez um peixinho chamado Pintarolas Aventureiro, ele era um verdadeiro cientista. Era muito curioso e divertido. Vivia no maravilhoso fundo do mar dos Açores, e passava o tempo a fazer investigações sobre os humanos. O seu sonho era aprender com as crianças. Um dia, Pintarolas estava no seu laboratório no fundo mar, numa rocha que existia mesmo por trás de uma anémona, e fez numa experiência estrondosa. Num balão volumétrico colocou alguns ingredientes: amor, dedicação, cooperação, respeito, regras, carinho, vontade de aprender e amizade. Mexeu tudo energicamente no sentido dos ponteiros do relógio, ao mesmo tempo que ia fantasiando o seu sonho…!
Pintarolas com o poder da sua experiência conseguiu entrar nas salas da Educação Pré-Escolar e nas duas salas das crianças dos 0/9º da Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe. Desde então, começou a fazer parte desta grande equipa. Era no meio das crianças que o pequeno peixinho se sentia verdadeiramente feliz.”
Agora ele faz parte do nosso grupo e, partilha da mesma missão. Pintarolas Aventureiro, vai ajudar-te a aprender. Todos juntos vamos mergulhar nesta aventura, em cada sala, na tentativa de conseguirmos desenvolver novas atitudes e valores.
Assim, a missão do Pintarolas Aventureiro será a partilha de materiais e atividades realizadas nas salas. As mesmas serão desenvolvidas com as crianças, em todo o processo de ensino/aprendizagem e conduzirão à tomada de conhecimento e participação da família.
ATÉ BREVE…
PARA NOVAS AVENTURAS…
Departamento da Educação Pré-Escolar