DELF Scolaire

Share

No início do ano letivo 2017/2018 foi lançado um desafio a um leque de discentes de Francês do 9º ano da nossa escola: realizar uma prova de Francês de nível A2, que lhes conferiria um diploma com reconhecimento internacional, caso completassem com sucesso as quatro partes do exame. 

Cinco aventureiros abraçaram o projeto e inscreveram-se naquela que foi a 1ª edição da prova "DELF Scolaire" nos Açores, no Centro de Exames da Universidade dos Açores, parceira do "Centre International d'Études Pédagogiques" (CIEP), entidade que tem a seu cargo a elaboração das provas e a validação dos resultados. 

Foram precisos empenho, dedicação, trabalho, abnegação, resiliência, disponibilidade para se preparar para essa nova experiência. Apesar de alguma apreensão e nervosismo, os cinco corajosos lá enfrentaram as provas escritas e orais nos dias 4 e 9 de maio de 2018.  

E é com grande alegria que ficámos a saber que todos foram aprovados e irão receber brevemente o respetivo diploma. 

Muitos parabéns aos nossos alunos:  

António Aguiar (9ºA),

Érica Mota (9ºB),

Inês Silva (9ºA),

Maria Inês Gouveia (9ºA),

e Rita Pimentel (9ºA)!

Prossigam os vossos caminhos brilhantes e mantenham o carinho pela língua francesa!  

O próximo passo? O "DELF Scolaire" nível B1!! 
Ficamos aguardando por notícias vossas! 

Boas férias (bem merecidas), e obrigada por terem entrado neste desafio, largamente superado!  

     Para saber mais…

O que é o CIEP?  

Criado em 1945, o CIEP está ligado ao Ministério da Educação francês. As suas missões condizem com as prioridades do governo francês no que diz respeito à cooperação internacional, e articulam-se à volta de 3 eixos: 

     Ø a cooperação nas áreas da educação, da formação profissional e da qualidade do ensino superior;

     Ø o apoio à divulgação da língua francesa no mundo, através da formação de formadores e de quadros educativos, e pela emissão de certificações em Língua Francesa;

     Ø a mobilidade internacional de pessoas, graças a programas de mobilidade de assistentes de língua e de professores, bem como a emissão de equivalências de habilitações estrangeiras. Para levar a cabo essas ações, o CIEP conta com a experiência de 250 pessoas, assim como de uma rede de mais de 1 000 especialistas e de parceiros nacionais e internacionais.

O CIEP é igualmente membro da associação Sorbonne Universités (http://www.sorbonne-universites.fr/) que reúne 11 estabelecimentos de excelência.

JoomSpirit