Menu

Calendário

 «  < Jun 2019 >   »
SuMTWThFS
27

“Sentinela de Sonhos”

A “Sentinela de Sonhos” é uma instituição sem fins lucrativos que já existe há três anos em Rabo de Peixe. Surge da vontade da sua fundadora, a professora Cristina Borges, e um grupo empreendedor de mulheres, conscientes das dificuldades com as quais as famílias da freguesia se debatiam numa conjuntura socioeconómica muito difícil, tendo em conta a falta de oportunidades no setor da pesca, bem como a de crise no emprego.

Sita na Rua do Rosário, nº 90, a associação desenvolve a sua ação solidária num espaço recuperado e cedido pela Câmara Municipal da Ribeira Grande e a Junta de Freguesia de Rabo de Peixe, inaugurado pelo Senhor Presidente Jaime Vieira.

As senhoras Ana Sousa, Presidente da associação, e Paula Sousa, Secretária da mesma, impulsionam este projeto, desdobrando-se na organização das diferentes tarefas que um projeto desta natureza requer, no apoio diário, na recolha e troca de ajudas com outros organismos, na angariação de meios ou fundos; tratam de assegurar as refeições das crianças das famílias carenciadas nas escolas que estas frequentam; procuram quem precisa, mas por vezes ainda não deu o primeiro passo.

Ajudar é o lema destas mulheres e das outras voluntárias, que também fazem o acompanhamento a quem necessita de ajuda na gestão doméstica, por exemplo nas compras, no pagamento das contas.

Cerca de sessenta famílias contam com apoio no que diz respeito à alimentação, vestuário (roupa, sapatos para diferentes faixas etárias), mas também a algum material ortopédico concedido mediante uma contribuição simbólica. Facultam pão diariamente e, ao sábado, sopa, confecionada pelas voluntárias da associação, graças ao contributo espontâneo de agricultores locais.

Para esta instituição poder ajudar as pessoas, também ela tem de poder contar com a colaboração de voluntários que dão do seu tempo, que facultam o fornecimento de gás; e parcerias, regulares ou pontuais, com outras entidades como, por exemplo, o Núcleo de Ponta Delgada da Cruz Vermelha Portuguesa; o Continente-Modelo, que doa o pão; o Centro Ótico da Ribeira Grande; o Colégio do Castanheiro; a Cofaco, que contribui com latas de atum e pacotes de leite; ou ainda outras que colaboram de forma anónima.

O número de famílias a pedir ajuda tem vindo a aumentar. Infelizmente, as ajudas nunca são suficientes, mas sempre amenizam as carências dos utentes.

A “Sentinela de Sonhos” auxilia as famílias carenciadas que procuram ajuda, bem como as que são sinalizadas por entidades como a Segurança Social, porém a divulgação da associação é principalmente feita “de boca em boca” e através da sua página no Facebook.

 

Os elementos do Clube Europeu da Escola Rui Galvão de Carvalho foram visitar as instalações, conversar com as voluntárias e contactar com o quotidiano destas senhoras. Desse momento de partilha resultou ainda uma entrevista da qual alguns excertos estão disponibilizados aqui.

Agradecemos a receção calorosa, desejando à associação “Sentinela de Sonhos” e aos seus utentes um futuro cada vez mais risonho.

JoomSpirit