Menu

Calendário

 «  < Jun 2019 >   »
SuMTWThFS
27

Entrevista ao Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe

No âmbito do concurso “Por uma Europa de Valores” da Rede Nacional dos Clubes Europeus, os alunos do Clube Europeu da Escola Rui Galvão de Carvalho debruçaram-se sobre o valor SOLIDARIEDADE num contexto familiar, tendo entrevistado, no passado dia 23 de maio, o Senhor Presidente Jaime Vieira, nas instalações da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe.

 

Com mais de 9600 habitantes, Rabo de Peixe é a vila onde, porventura, os problemas sociais atingem de forma mais gravosa as pessoas e um maior número de famílias. Neste quadro, ser-se solidário tornou-se uma atitude imprescindível, para a qual todos devemos contribuir, se quisermos uma comunidade inclusiva.

 

Um contexto difícil

Sendo Rabo de Peixe uma vila piscatória por excelência, esta atravessa um dos piores momentos do setor das pescas, devido à crise de sustentabilidade das espécies piscícolas no mar dos Açores, influenciando os rendimentos obtidos pelos pescadores, e, logo, com repercussões na maioria dos agregados familiares.

A crise na construção civil também contribui em larga medida para o aumento do desemprego na nossa comunidade.

Contrariamente ao panorama nacional, que apresenta uma melhoria no que concerne o emprego, o cenário em Rabo de Peixe ainda não se modificou: o desemprego continua bem presente na nossa freguesia.

 

Principais parceiros sociais da
Junta de Freguesia de Rabo de Peixe

Uma das preocupações consiste em não sobrepor os apoios vindos das várias entidades, por isso é muito importante o trabalho em rede.

     Instituto da Ação Social

     Santa Casa da Misericórdia, com várias valências na vila, 

     Programas da Câmara Municipal da Ribeira Grande

     Fundo de Emergência Social,

     Associação “Sentinela dos Sonhos”,

     “Os Vicentinos”,

     Casa do Povo de Rabo de Peixe,

     Fundo de Emergência Social da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe,

     Centro de Emprego.

Ao longo do tempo, a Junta de Freguesia de Rabo de Peixe estabeleceu outras parcerias como por exemplo com o Lions Clube de Rabo de Peixe ou o próprio serviço de ação social da Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe.

 

Vertentes dos apoios

      - alimentação;

     - medicação, principalmente para crianças e idosos, as pessoas que se encontram em situação de emergência;

    - emprego (a Junta de Freguesia de Rabo de Peixe proporcionou mais de quarenta empregos ao longo dos últimos três anos, no âmbito dos programas Recuperar e Prosa do Centro de Emprego, com vista a combater o desemprego);

    - carências habitacionais (acordos com a Direção Regional da Habitação permitiram algumas intervenções nas condições básicas de habitabilidade, bem como nas coberturas de casas).

 

Público-alvo

É fruto da conjuntura social nacional e internacional. São pessoas individuais: muitas famílias, mas também pessoas que vivem sozinhas.

 

Tipos de apoios

O volume de pedidos de apoio foi aumentando estes últimos anos.

     - Os apoios são sempre pontuais, emergentes,

     - reencaminhados consoante a natureza das necessidades das pessoas,

     - mas podem ser reiterados.

 

Impacto

-É significativo, principalmente graças ao emprego possibilitado pela Junta de Freguesia, pois controla o agravamento da situação familiar;

- a intervenção imediata, por parte da Junta de Freguesia, numa fase inicial do aparecimento de um problema é determinante para que a situação não se amplie ou até que este se resolva rapidamente;

- a melhoria na vida das famílias verifica-se essencialmente enquanto o programa de ajuda ao emprego está a decorrer, pois, a seguir, a situação inverte-se novamente.

As ajudas são temporárias e sempre insuficientes.

Ainda há muito a fazer no que diz respeito à SOLIDARIEDADE em Rabo de Peixe, por isso dê o seu contributo:

 

SEJA SOLIDÁRIO!

 

JoomSpirit