Calendário

 «  < Mar 2021 >   »
SuMTWThFS
6

Diário de bordo 3 de fevereiro de 2021 - 1° Encontro às Quartas 6°D e 8°A

Projeto Cultural de Escola EBIR - Plano Nacional das Artes enquadramento no
Projeto "Fenais a Fenais:Cultura Matriz do Desenvolvimento Local"

Diário de bordo 3 de fevereiro de 2021  

 

1° Encontro às Quartas 6°D e 8°A

 

Hoje começou a nossa viagem rumo à Grande Aventura.

Partimos do porto "Primeiro Encontro às Quartas", onde oficialmente demos início rumo ao nosso destino Projeto Cultural de Escola. Devido à situação pandémica em terra, entramos na Nau "TEAMS", todos tivemos que ficar em pequenas "caixas", para que pudéssemos cumprir a missão que nos tinha sido lançada.

Neste primeiro dia de viagem conhecemos-nos um pouco melhor, mesmo distantes uns dos outros conseguimos traçar a nossa rota. Essa rota será feita na linha do gerúndio, vai-se fazendo, vai-se construindo, vai-se traçando, vai-se reinventando.

Para que não sentíssemos desânimo a Companheira Cláudia propôs à tripulação um desafio, fazer uma entrevista a um membro da nossa família sobre uma história marcante que tivessem vivido no mar. A maruja Sofia não resistiu do seu quadrado começou a clamar :"Eu literalmente fui comida pela água". As suas palavras fizeram-nos sentir o que ela tinha vivenciado. A Cláudia com a sua voz radiofônica que nos envolve a cada palavra, disse-nos que as Histórias que serão recolhidas, irão despertar sentimentos.

A sua função na Nau é de Cineasta. Para que o seu trabalho chegue ao produto final, é necessário passar por vários procedimentos de pesquisa, sendo este um longo processo que passará pela nossa memória que é um rio que vai de um lado para o outro. A Companheira Maria Emanuel tem como função guiar-nos, é o nosso Pilar de ligação com o Reino "PNA". As Companheiras Margarida, Bruna e Joana vindas de "Fenais a Fenais", ocupam o cargo de protecção e valorização do património. Os Companheiros Licínio, Maura, Telma e Carlos ocupam o cargo de acompanhar os pequenos marujos do 6°D e 8°A, para que não caiam borda fora e fiquem perdidos à deriva, serão o seu porto seguro. O Comandante da tripulação é o André, que estará sempre disponível para nos ajudar a traçar novas rotas. Eu sou o "Grilo Falante" jamais estarei sozinha no leme da Nau "TEAMS", pois tenho uma fantástica tripulação, juntos chegaremos a bom porto.

 

JoomSpirit